quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estética e Stendhal

Seria um lugar-comum inserir esta foto, não fosse por razões que ainda me emocionam fortemente.

Ao passar em frente à esta catedral, me lembro sempre de uma cara amiga, que há cerca de 15 anos, veio me visitar de uma distante região do Japão. De mochila, "on the road" pelo continente, sem os filhos e sem o marido. Liberdade exigida e decretada por eles.

Ao erguer os olhos emocionados para os vitrais da catedral e suas gigantescas colunas de mármore, foi tomada por uma incontrolável vertigem e êxtase, à beira de perder seus sentidos. Enquanto observava paralisada as esculturas e obras de arte, suas lágrimas corriam sem parar, e em silêncio, embriagada por tanta beleza estética.

Em estilo gótico, a construção de Duomo di Milano iniciou-se em 1386 e levou cerca de 400 anos para ser concluída. Milhões de toneladas em mármore e séculos de rio de dinheiro terão passado alí, com o suor e sangue dos camponeses e fiéis, os pilares da Igreja. Mas a estética é indescritível, tamanha a beleza.

Naquele dia presenciei, de fato, o êxtase que precede uma síndrome de Stendhal, na sensibilidade desta amiga. Ética e Estética não são antagônicas, como me lembra Nei.

7 comentários:

Anônimo disse...

Luma, até eu ficaria paralizada vendo de perto a Duomo Di Milano, 400 anos para ser construída!!!Realmente linda!!!!Um dia irei conhece-la de perto!!!!bjusss

Anônimo disse...

E' un peccato perchè io non ero presente a questa grande emozione,ma la Luma mi ripete sempre questo fatto.Capisco perfettamente cosa ha provato davanti a questa meraviglia.
Luca

Unknown disse...

Querida Luma. Tenho certeza de que a sua amiga entrou em transe não só por estar diante de tamanha beleza mas também por estar compartilhando com você aquele momento tão nobre.
Beijos

LuMa disse...

Regina:
Vc tá me devendo a visita já faz mais de 20 anos, bandida. Daquí a pouco não vai poder carregar mochila por problemas na coluna(rs)...

Gianluca:
Adesso prepariamoci a ricevere i suoi "3 fedelhos", la seconda generazione!

Hissahe: Ela entrou em transe com comidas também! Assaltou supermercados e bancas, levando consigo uma mala maior que ela de cacarecos pra casa(rs). Comadre não tem jeito...ts..ts..ts...

Unknown disse...

Ai que baixaria a sua amiga(>_<). No minimo fez uma big festa pros amigos com os produtos contrabandeados.
PS.seconda generazione pode ser pior que a anterior(certeza)。Cuidado...

LuMa disse...

Hissahe: O Gianluca conta, com grande orgulho para os amigos, qta comida vc levou embora. Pra ele é uma honra, sabe como. A Eri tem que vir. Faça a cabeça dela!

Adrina disse...

Eu quero ir!