sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Eppur si muove"

"Galileu, diante da Inquisição", pintura de Cristiano Banti (1824-1904)


Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, o Arquivo Segredo Vaticano publicará no final de junho documentos originais do processo que salvou Galileu do fogo da Inquisição, "graças à intervenção" do seu principal acusador, o cardeal Roberto Bellarmino. Durante o histórico processo no Tribunal de Santo Ofício, entre 1616 a 1633, o cardeal especificou que Galileu "não é herético, mas sua tese o leva naquela direção".

Com a forçosa retratação de suas teses copernicanas, - de que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário - , o físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei foi condenado à prisão domiciliar e seus escritos inseridos no Índice dos Livros Proibidos. Não fosse pela controvérsia entre os próprios religiosos do Tribunal a blocar a infernal máquina da justiça papal, certamente Galileu teria o mesmo fim do filósofo Giordano Bruno, outro copernicano.

Preso pela Inquisição em 1592, Giordano Bruno, condenado por duvidar da Santíssima Trindade, foi torturado por oito anos no cárcere religioso e morreu crucificado e queimado vivo, com pregos na língua "para parar de blasfemar".

Somente em 2000, através do papa João Paulo II, a Igreja apresentou a mea culpa, assinando a completa abolsovição de Galileu dos seus livros obscuros. Passaram-se mais de 370 anos e finalmente as 550 páginas de debates processuais verão a luz do dia no próximo mês.

Uma retratação tardia da Igreja, mas ao menos já é uma desculpa protocolar.

2 comentários:

Paola disse...

Só para garantir, vc quer uma coisa miraculosa, né? Qie clareie os dentes, afine a cintura, preencha os seios, ilumine o cabelo e estique a pele, básico!
No momento o produto requerido não está à disposicão, estamos trabalhando para , em breve, poder responder sua solicitacão!

Durante anos eu trabalhei ni=uma escola que se chamava "GAlileu GAlilei", lá era de lei, quem dava a aula sobre Galileu era o nosso diretor o Toledo, aquele do livro de Física. Até teatro as crianças assistiram.
Em 93,saimos com a escola para a rua, fizemos um desfile de escola de samba, o samba-enredo era a vida do Galilau!
Eu não lembro a letra mas tem gente que canta, até hoje!

LuMa disse...

Paola:
É provável que a publicação do processo no qual absolve Galileu seja uma forma que Vaticano encontrou para balancear o retrocesso de Ratzinger ;)

PS: Por favor, coloque o meu nome na fila de espera do creminho, hein!