sexta-feira, 15 de maio de 2009

Canjiquinha da Mãe


Não. Não da minha. Mas da Adrina, que lhe preparava com carinho e lhe servia fumegante no inverno capixaba. E já vou antecipando. Com moela, é um trem pra lá de bom! De lamber o prato.

Canjica, para muitos paulistas, pode ser sinônimo de doce - , aquele com grãos de milho descascados, cozidos no leite e servidos com canela. Mas numa rápida googada, descobrí que em certas regiões, canjica é o milho granulado que conhecemos como quirera.

Na falta de quirera, usei a farinha de polenta com granulado maior. Com exceção a este, não traí nem um tiquinho dos ingredientes da receita original. Respeito, acima de tudo.

Devoramos esta canjiquinha com um potinho de pimenta sobre a mesa, enquanto um fogão à lenha ao lado e o chão batido de uma casa na fazenda ficaram por conta da nossa fantasia. A cada colherada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Hum, me deu água na boca!!!!!Bom, como no Brasil está começando a esfriar, fico pensando nestas delícias!!!!Sou fera no Karé, feito com costela de porco, batatas e cenouras.Tem tbém aquela rabada!!!!Luma, adorei de não conseguir carregar mochila, pior que é bem capaz de não conseguir rsrsrsrs Estou trabalhando muito, quem sabe logo, logo não vou visitar vçs aí!!!!!bjussss

LuMa disse...

Regina Bandida: Rê, esta canjica é uma delícia, juro, vc tem que fazer! O Gianluca repetiu 4 pratos, juro! Agora, falando em rabada, a sua é imbatível! Lembra que o Gianluca repetiu 5 pratos? Sobre a mochila, é verdade. Daquí a pouco, vc vai reclamar de "koshi ga itai" e vai acabar não vindo pra cá. E não vou perdoar.

hissahe disse...

Ta dificil digitar alguma coisa hoje. To alagando o teclado.
E...quando voce vai postar a receitinha?
Beijos

LuMa disse...

Hissahe: Tentei linkar bem na página da receita da Adrina, mas vai parar lá na frente. Vou pedir pra ela botar a receita como se deve. É uma di-lí-cia! Fica uma espécie de polenta bem mole!

batatatransgenica disse...

vou roubar a receita da adrina é já!

Adrina disse...

Ai, que fofo, Lu! Vou avisar à minha mãe a honra. Ela vai ficar orgulhosa! Brigada! (...) Fiquei com água na boca agora.

LuMa disse...

Bata e Adrina:

Já que o frio chegou aí, a canjiquinha vai cair bem. E se alguém tiver o privilégio de prepará-la num fogão à lenha, mais melhor que ótimo.