sábado, 10 de janeiro de 2009

Robert Frank

Foto: Robert Frank, da série "London Wales"


Um pouco antes do Natal, estive numa mostra de fotografias de Robert Frank, intitulada “O Estrangeiro Americano” no Palazzo Reale, desta cidade. A mostra é parte do acervo proveniente do Fotomuseum Winterthur e de Fotostiftung Schweiz, de Zurique.

Aprecio fotografias em preto-e-branco. Muito. Fico extasiada com o poder da lente, de captar um flagrante e resumir em sí toda uma história. Razão pela qual minhas paredes da sala e quarto são compostas apenas por posters de Gianni Berengo Gardin, Robert Doisneau e Louis Stettner. E não me canso de observá-los.

Pena que seja difícil encontrar posters de fotografias, hoje em dia. Digo, os baratos. Tenho um amigo que possui um Sebastião Salgado original. A foto de pescadores sicilianos de atum. Não faço nem idéia quanto tenha pago pela obra. Mas o $ servirá, certamente, ao Salgado de continuar suas andanças pelo mundo para retratar a pobreza que nos circunda.

Saí de lá pensando na minha Nikon F2, que há mais de 20 anos repousa na minha gaveta no Brasil. Foi presente de um grupo de amigos jornalistas. Caros amigos. Um instrumento cujo potencial está há anos-luz da minha capacidade de manuseá-lo. Não sei retratar. Sei apenas tirar fotos.

3 comentários:

Anônimo disse...

ciao zia!! lo zio che poco fa è venuto a trovarmi per consegnarmi la chiavetta mi ha dato l'indirizzo del tuo blog :) è molto carino e scommetto anche che ciò che scrivi è molto interessante peccato che non capisco niente di ciò che c'è scritto XD
beh proprio niente no dai, qualcosa ci capisco :)
mando un bacione grossissimo a te, allo zio gianluca e alla bellissima Peppa ^^
vi voglio tanto tanto bene :)
by Elena ^^
----------
hi my lovely aunt! the uncle a little time ago has brought my Pen for the computer and he has given to me your blog link :)
it's really pretty and I think that your postes are also very interesting but I don't understand portughese so much XD well.. I understand two or three words :)
a big kiss to you, uncle gianluca and your beautiful cat peppa ^^
I love you :)
by Elena ^^

Anônimo disse...

luma, perdão pela demora da resposta! fui resgatar o john fante, hehehe... o tradutor da edição que tenho em mãos é roberto muggiati. agora fiquei curiosa por essa do leminski!

Unknown disse...

mas será que não é só uma questão de 'tirar fotos' e mostrar as que mais nos tocam? em todas as viagens que fiz ao Japão fotografei paisagens que não são reconhecidas como genuinamente japonesas - paredões de prédios, ruas estreitas, zilhões de pessoas andando pelas ruas (não parece a 25 de março em época de fetas??) - e só coloquei nos albuns as que me deixaram saudoso... até agora, só de pensar, sinto uma saudade bem grande de meus amigos... inclusive da dota deste blog, apesar de tê-la visto após quase 13 anos, em julho do ano passado...