segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Papaya e manga

  • Papaya e manga importadas, para matar a saudade.

    Por alguma razão desconhecida, comprei esta esta manga e papaya a um preço incrivelmente barato, para a realidade local. Benevolência natalina? Não sei dizer.

    Custou €1,59 cada uma, e estão perfeitas. Traduzido em Real, algo em torno a R$ 5,00 cada uma, segundo o câmbio médio da semana. Total das 2 frutas: cerca de R$ 10,00.

    Ainda estão verdes, mas depois desta foto, embrulhei-as numa folha de jornal, para acelerar a maturação.

    A manga é made in Brazil. “Mango ES – Brazil –Jatinã”, diz a etiqueta. O ES estará para Espírito Santo? Desconheço a proveniência da papaya, pois não traz nem menos uma etiqueta.

    A melhor manga que comí em toda a minha vida foi na casa da minha avó, em Pindamonhangaba. Nos anos 60, nos meus 8 a 10 anos de idade. Havia um pé farto e verdejante, carregado de manga-coquinho. Havia também um pé de manga-espada, mas preferia a menor.

    Pudera fazer os estrangeiros do hemisfério norte provarem as mangas menores, as melhores para mim. As do tipo exportação que chegam aquí são grandes e perfeitas, cujos tamanhos parecem medidos milimetricamente para superar as barreiras comerciais.

    Eu ainda prefeiro as frutas colhidas nos quintais. Desiguais, imperfeitas ou bicadas por passarinhos. Porque há mais sabor de terra.

Nenhum comentário: