terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tempos que correm


Mesmo sob um insistente chuvisco, fui ontem esticar as pernas atrás de uma livraria do centro, localizada nesta rua, da foto acima.

Estamos em plena ponte de feriados. Hoje, terça-feira, festeja-se a Imaculada Conceição. Ontem, foi a vez apenas de Milão, feriado de padroeiro da cidade, Santo Ambrósio. Admirado por milaneses religiosos e laicos pela sua erudição, Aurelio Ambrogio viveu os anos entre 340 a 390, sob o último imperador romano Teodósio. Foi escritor, advogado, estudioso da Igreja - a quem Santo Agostinho deve a sua conversão - e bispo de Milão.

Aspecto religioso à parte, a data de Santo Ambrósio é estratégica para os comerciantes e artesãos, às vésperas de Natal. Uma das ruas centrais é tomada por bancas de comidas, artesanatos e artigos para presentes, numa ebulição quase claustrofóbica. Já a noite, é reservada para personalidades, intelectuais e Vips, que se aglomeram para a abertura de temporada de concertos e óperas do Teatro Scala.

Para acabar com a alegria do feriado, me deparei com um quiosque montado pela Liga Nord, o partido de extrema-direita do polêmico líder Umberto Bossi, um dos braços fortes do atual governo Berlusconi. Os partidários do neofascismo anti-imigração - os mesmos que dias atrás propuseram a inserção do símbolo de cruz na bandeira italiana, numa nova Cruzada contra os muçulmanos - distribuíam panetone e espumante para os passantes que assinassem um documento contra novas aberturas de sedes para o culto muçulmano. Passei direto pelo quiosque, com a sensação de ter, por algum instante, retornado ao período medieval.

Esta manhã, leio na rede que a Liga Nord, através do seu jornal de partido, continua a atacar o cardeal Tettamanzi, da diocese milanesa, conhecido pela pregação à tolerância religiosa e respeito aos imigrantes e à minoria. Os partidários xenófobos o acusam publicamente: "Tettamanzi é imã de Milão".

Não bastasse, leio também que 'la prima' do teatro Scala, com Carmen de Bizet, foi tumultuada com lances de ovos contra Vips e personalidades políticas por parte de manifestantes e operários desempregados, postados estrategicamente na entrada.

São os tempos que correm. Prefiro a revolução a evolução, destes tempos amargos.


8 comentários:

Anônimo disse...

bom dia LuMa,espero que o Sol sai por estes lados,parte de nosso planeta terra, está vivendo a Idade das Trevas, todas as religiões estão erradas não nos leva a lugar algum.Instigados por estes néscios o mundo beira cada vez uma desgraça ainda maior,que deuses são que manda colocar bomba em porta de escola, em mercados eu não sei de mais nada . bjs Lu e até a proxima.

Anônimo disse...

Acabei de ler ontem "Caim" de Jose Saramago.
O que é a hipocrisia religiosa?
O que são as fábulas que nos fazem acreditar e cultuar desde pequenos?
Que ideais de vida nos pregam os governantes?

Leia esse livro, é imperdível!

beijos
Anna

Fabrício Andrade disse...

É lamentável isso. Neofascitas mesmo. Certamente a Constituição italiana consagra um estado laico, sem religião oficial. O que impressiona é ainda se dizer que o mundo é globalizado. Nunca vi uma globalização não dividida, segregada. Outro paradoxo desse 'mundão de meu Deus'. Luma, obrigado por incluir meu blog nos recomendados por você. Farei o mesmo, porque seu textos suscitam discussões atuais e importantes.

Fabrício Andrade disse...

Leia-se: TÃO dividida, segregada.

LuMa disse...

Anônima:
Boa tarde a você tbém, Anônima. Dá vontade de parar o mundo e descer, não é mesmo? Abraços.

Anninha:
Vou ler sim, Anna. Aliás, Berlusconi e seus cupinchas odeiam Saramago, ppalmente o seu blog. Berlusconi acha que seus dissidentes é que fazem a cabeça (!!!!!)do Saramago, vê que nível! Beijinhos.

Fabrício:
Eu é que agradeço a sua delicadeza, muito obrigada. Qdo comecei o blog, jurei que não tocaria assuntos que me incomodam. Queria abrir um espaço-refúgio pra falar apenas de amenidades - pois bastam os jornais e a vida - e continuo fazendo. Mas diante de Berlusconi, é difícil ficar impassível. Abraços.

Anônimo disse...

Lu boa noite esto com muito sono,ais stava assistindo no canal 36 Francês discutindo sobre minarestes nas mesquita na Suissa fiqueihorrozida inclusivo na França apesr de achar os francesses muito facista e reacionário meus avo teve esta amostra na epoca da gurra,, eles não querem o minarete seria mesmo que tirar as cruzes das egrejas crist~que a usam tem o sino que que toca para convidar a missa, para que as restri'~oes estam muito rigida e isto vai acabar em ataques, são os protestanted cristão e cristão catolicos, e sobre intrgalista. vc ja ouvio isto, bjs desculpe os erros estou dormindo, tou passando seu blog para varias pessoas inclusive de fora do meu paisbjs.

LuMa disse...

Olá, Anônima:
Muito obrigada pela visita. (Não sei de que país vc escreve, mas não se preocupe com eventuais erros).

O clima de apartheid - contra os imigrantes de cor ou de religião muçulmana - é alimentado artificialmente com propagandas por parte de representantes e instituições onde a Liga Nord é atuante. Grande parte da população não pensa e nem age segundo os ideais da Liga, mas é preocupante saber que a propaganda seja diária e insistente, em ao menos 3 principais canais de TV do país, 'casualmente' de propriedade do primeiro-ministro. De tanto bater na mesma tecla - a figura do imigrante indesejado - chegará um momento em que o povo se convencerá disso, infelizmente.

PS: Por favor, coloque um pseudônimo ou um nome, pois não me sinto à vontade me dirigir a alguém por 'Anônima'. Abraços!

Adrina disse...

É muito desanimador ler esse tipo de coisa. Estou perdendo o restinho de fé que tinha nas pessoas, sabe? Xenofobia, homofobia... tudo isto me assusta muito. Classificar as pessoas por caracteres de sua personalidade é, mesmo, o fim dos tempos.