domingo, 7 de junho de 2009

Melão com Presunto cru


O perfume e as cores destas fotos são o prenúncio de um verão abundante de frutas. Paguei apenas €1,20 pelo quilo de melão, e estamos apenas no início da safra. Este ano, a previsão é que supere as 650 mil toneladas festejadas em 2008. Este provém de Mantova, a 150 km a sudeste de Milão e maior região produtora desta fruta.

Pelas cerejas que acabam de chegar às feiras, paguei €2,90 o quilo. Produz-se em todo o país, mas estas, provêm da região de Puglia, bem alí no salto da bota, onde o clima é mais generoso. Daquí a duas a três semanas, estas e outras frutas como pêssegos, morangos e nêsperas terão seus preços reduzidos à metade. E então, virão as melancias gigantescas, de 13 a 15 quilos cada.

O presunto cru? De Parma, naturalmente. O italiano que disputa o duro páreo com o ibérico Pata Negra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que saudades deste melão e cerejas!!!Ainda bem que comi muito no tempo que vivi no Japão, em Ueno a gente encontrava aos montes e barato.Aqui só dá para olhar e ficar com água na boca!!

LuMa disse...

Olá Anônimo, de fato, os do Japão tbém são muito bons, muito profumados, doces e com muito suco. Tive um grande privilégio, - coisa de quase 25 anos atrás(!) -, de conhecer uma produção de melão no Japão. A qualidade se chama "Amusu-meron", de Amsterdan, ou seja, semente holandesa. Me lembro que fiquei encantada com aquele aspecto, o da rede que cobre a casca, já que nossos melões, os brasileiros, são lisinhos por fora. Na época, se não me engano, ainda eram caros. Abraços.