quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Moda e Crise

Foto de 25-02-2009 Rua Montenapoleone, a rua mais exclusiva do luxo e da moda, deserta pela crise.

Começou ontem a semana de Moda milanesa para a linha prêt-à-porter Outono-Inverno 2009/10, a "grande quermesse", como é ironicamente chamada aquí. Como era previsível, a crise não teve piedade.

A linha jovem e "menos cara" de Roberto Cavalli, a Just Cavalli, deveria pisar a passarela hoje, mas o seu desfile foi cancelado a dois dias do evento. Das 50 peças-chave da nova coleção que faria parte do desfile, apenas 25 foram entregues pela Itierre, empresa controlada pela gigantesca It Holding, produtora, distribuidora e detentora de licença de várias grifes.

Desta vez, nem a mídia e nem os estilistas escondem o desconforto, o que até há pouco, qualquer embaraço jogavam para baixo do tapete. A It Holding está a um passo de um crack, e pode levar junto nomes como Exté, Malo, Gianfranco Ferrè, Versace Jeans Couture, Galliano e Just Cavalli. E, claro, seus 1.800 funcionários. Seus títulos no mercado de ações estão suspensos por tempo indeterminado e todas as tentativas de venda a grupos estrangeiros estão falidas. Para se ter uma idéia, mal consegue pagar os royalties para estas grifes.

Ontem, passei pelas ruas mais exclusivas do luxo, a Montenapoleone, Sant'Andrea e Spiga, chamadas "quadrilátero da Moda milanês". Foi desolador ver as ruas e boutiques às moscas e feições enfadonhas de seus atendentes à espera de clientes. Em tempos dourados, temporada como esta estaria apinhada de compradores internacionais, fazendo suas compras extras após os desfiles.

Ainda que a moda alimente apenas a vaidade estética de poucos eleitos, vale lembrar que por trás destas fachadas douradas, existe uma grande indústria, da qual dependem milhares de trabalhadores. Há faxineiros, costureiras, operários e entregadores, a faixa mais precária quando ocorre corte nas despesas.


3 comentários:

Kenia Mello disse...

É, como diria o manjadíssimo ditado, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco.

Beijo.

Paola disse...

E a pergunta que nnao quer calar:
"Então é verdade que diziam os alarmistas, o dinheiro, na verdade nnao existe?"
Me dá calafrios em pensar nas consequencias dessa crise!

Bjs

Paola

Anônimo disse...

LUMA, A COISA TÁ FICANDO PRETA!!! ONTEM MESMO NO JORNAL NACIONAL FALARAM DOS BRASILEIROS QUE ESTÃO NO JAPÃO,BRASILEIROS QUE SE ENCONTRAM EM ALOJAMENTOS QUE MAIS PARECEM FAVELAS, FAMÍLIAS COM 3 FILHOS QUE CHEGARAM A FICAR SEM NADA PARA COMER.MAS UMA PERGUNTA QUE NÃO SE CALA. NÃO ECONOMIZARAM NADA X NADA. NEM PRECISO FALAR MAIS NADA............