domingo, 20 de setembro de 2009

Sua Excelência, o Queijo


Queijos. Muitos queijos. A bem da verdade, um mar de queijos. De todos os tipos e proveniências. Uma covardia para o meu estômago, indignado com a própria capiência.

Nosso mergulho nas obras-primas criadas por aquelas doces criaturas - vacas, ovelhas e cabras - , ocorreu ontem, na pequena cidade de Bra, situada sobre uma das inúmeras colinas circundadas por vinhedos, que caracterizam a região de Piemonte. Trata-se da feira bienal Cheese 2009, organizada pela Fundação Slow-Food italiana, que este ano reuniu 50 stands e 186 bancas de várias regiões da Itália e do mundo. E o melhor, com direito a degustação dos produtos e participação em vários eventos paralelos, como o de enologia, gastronomia, música e muitas, muitas palestras.


Por todo o dia percorremos, stand por stand, com o 'ingrato' trabalho de prová-los antes de decidir - entre centenas de variedades -, o que traríamos para casa. Oh, quanto foi 'penoso' ter que saborear brousse francês de cabra e pulltost norueguês; ou decidir entre cheddar 18 meses irlandês e o pecorino infossato, queijo de saco enterrado sob frias terras de Abruzzo. Não bastasse a dura tarefa, tive que entremeá-los com goles de barolo e nebbiolo piemonteses, que chateação...

Ricota búlgara de cabra , cuja tradição era processada e maturada no
estômago do mesmo animal, banida hoje pelas novas leis sanitárias.

O saldo deste passeio? Nove tipos de queijos na sacola para retomar os 200 quilômetros de estrada para a casa. Com a leve impressão de que 200 pessoas haviam tirado os sapatos dentro daquele carro.

10 comentários:

Adrina disse...

A conclusão é hilária, mas fiquei com uma leve cobiça. Leve.

Adrina disse...

Até porque meu orgulho não admitiria que eu estou me roendo de inveja.

LuMa disse...

Uffa, que 'cansaço' que foi Adrina, passar o dia intercalando goles de barolo e queijos, queijos e queijos que não acabavam mais,rs. Um pobremão memo!

Paola disse...

Nada leve, a minha, são onze da manhã e eu estou salivando... imaginando o sabor ....

beijo

PAola

AMARela Cavalcanti disse...

Ai que delícia!!!

AMARela Cavalcanti disse...

Ver esse teu post na hora do jantar é uma maldade.

Anônimo disse...

Luma vç não existe!!!!!!!rsrsrsrsrss Muito ruim este seu passeio............bjussss

LuMa disse...

Regina:
Fala verdade, Rê, se fosse você, teria ido à feira com uma malona maior que você para queijos e outra para o vinho. Com rodinhas, claro,rs! Beijos.

Teodoro disse...

uau... que máximo!

Anna Karine disse...

Ouvi falar dessa feira. Tentei até me programar para ir mas a ditancia entre a pequena Gulianello e Bra era muito grande... Vai ficar para a proxima...
Vc me deixou com aua na bocaaaaaaaaaaaa!